terça-feira, 27 de julho de 2010

Governo começa a estudar situação energética para a Copa de 2014

São Paulo, 27 de Julho de 2010 - 09:00

Grupo de Trabalho foi criado para levantar as necessidades do sistema elétrico

Da redação, com informações da Agência Brasil
Fonte Maior Fonte Menor
Crédito: GettyImages

O governo iniciou a preparação do setor energético para a Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Nesta segunda-feira (26/07) foi formado um grupo de trabalho que vai estudar a situação do setor e apontar necessidades de geração, transmissão e distribuição de energia para atender à demanda que será criada pelo Mundial. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, o levantamento deve ser concluído até o fim do ano. “O objetivo é prover um nível de segurança necessária para que não haja interrupção durante os jogos.”

O grupo foi formado durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Os trabalhos serão coordenados pelo Ministério de Minas e Energia. Também serão formadas várias forças-tarefas, que ficarão sob a coordenação do ONS e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Os trabalhos terão apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), das distribuidoras e das secretarias estaduais.

Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=4073&id_tipo=2&id_secao=17&id_pai=0&titulo_info=Setor%20el%E9trico%20inicia%20prepara%E7%E3o%20para%202014

sábado, 17 de julho de 2010

ATENÇÃO TOTAL

15 de julho de 2010 | N° 8867
VISOR | RAFAEL MARTINI

*
ATENÇÃO TOTAL

Todo cuidado é pouco. Com as férias de julho, também cresce o número de crianças nas ruas. Uma das atividades preferidas pela molecada ainda é empinar pipa. Dados da Celesc Distribuição mostram que a brincadeira é responsável por 6% das ocorrências relacionadas ao desligamento da energia elétrica em SC. O simples contato da linha com os cabos da rede pode causar sérios acidentes, alerta o engenheiro eletricista Jonas Abílio Sestrem Júnior. Em caso de acidente, acione o número de emergência da Celesc (0800-480120) e o Samu (192).

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2971414.xml&template=3916.dwt&edition=15093§ion=213

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aneel discute limites de DEC e FEC para distribuidoras

São Paulo, 07 de Julho de 2010 - 18:07

Agência abre consulta pública para aperfeiçoar metodologia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública nesta segunda-feira (5/07) para receber constribuições com o objetivo de aperfeiçoar a metodologia de definição dos limites de interrupções no fornecimento para as distribuidoras de energia. Os interessados poderão mandar sugestões, somente por escrito, até 23 de agosto.

A consulta vai subsidiar as decisões relativas aos indicadores de duração equivalente de interrupção por unidade consumidora (DEC) e frequência equivalente de interrupção por unidade consumidora (FEC). Após o processo, a Aneel vai apresentar um texto com a proposta de metodologia, seguido por perguntas para expôr a matéria para a sociedade.

De acordo com a agência, os principais assuntos abordados na consulta são: definição dos atributos das distribuidoras, agrupamentos das distribuidoras, definição dos atributos dos conjuntos de unidades consumidoras, agrupamentos dos conjuntos e definição dos limites de DEC e FEC dos conjuntos. Todos os dados utilizados, assim como os resultados obtidos, serão disponibilizados na consulta.

Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=3906&id_tipo=2&id_secao=12&id_pai=0&titulo_info=Aneel%20discute%20limites%20para%20DEF%20e%20FEC