
O curso foi ministrado pelo meteorologista Clóvis Corrêa (de pé)
15/10/2010 16:54h
O meteorologista Clóvis Levien Correa, da equipe da Epagri/Ciram, encerrou em outubro uma série de aulas do curso “Noções básicas sobre meteorologia para uso das áreas operacionais da Celesc”. O curso é resultado de uma parceria entre Celesc e Epagri/Ciram que envolve o monitoramento e previsão do tempo para as 16 agências regionais da distribuidora de energia do Estado, além da emissão de laudos meteorológicos.
O setor de meteorologia da Epagri/Ciram produz, diariamente, boletins de previsão do tempo, avisos meteorológicos e outros produtos específicos para a Celesc. Esse material chega diretamente aos funcionários da companhia de energia elétrica por e-mail e também é disponibilizado em um site de uso interno da empresa.
“Nossa intenção com o curso foi fornecer informações que capacitassem os técnicos da Celesc a conhecerem melhor a linguagem da meteorologia, dando subsídios para facilitar ainda mais a interpretação do material oferecido”, define Corrêa. Os cursos, realizados em Florianópolis, Jaraguá do Sul, Lages e Chapecó, procuraram também propiciar ao público noções básicas sobre os principais sistemas meteorológicos que atingem cada região do Estado e o quem eles podem provocar. “Foi preciso adequar o conteúdo de cada curso, enfocando os sistemas de cada região”.
Washington Luiz Alcântara, do Departamento de Operação do Sistema Elétrico da Celesc, foi um dos organizadores do curso. Ele explica que as informações meteorológicas servem principalmente para que Celesc planeje suas ações de manutenção e reparo na rede elétrica estadual. “Avisos de ventos fortes, por exemplo, podem gerar a mobilização antecipada de equipes de manutenção, pois sabemos que tais eventos podem causar o arremesso de galhos e outros objetos na rede aérea, arrebentando fios ou provocando curtos circuitos que interrompem o fornecimento de energia”, explica.
De acordo com Alcântara, cada edição do curso teve entre 15 e 20 participantes, a maioria deles chefes operacionais, que são os responsáveis pelo planejamento das atividades e coordenação das equipes técnicas. A última edição, realizada nos dias 7 e 8 de outubro em Florianópolis, teve como público, além dos técnicos, profissionais do setor comercial da Celesc, que também atuam no agendamento de atividades de campo. Cada participante do curso recebeu uma cartilha elaborada pelos meteorologistas da Epagri/Ciram, material que também será disponibilizado no formato digital dentro do site específico da Celesc.
Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
Nenhum comentário:
Postar um comentário